domingo, 14 de junho de 2009

OFICINA DO DIA 16 DE ABRIL

APRESENTAÇÃO

A terceira Oficina do GESTAR II gerou acerca do TP 4 – Leitura e Processo de Escrita 1. Na primeira unidade foi trabalhado o conceito de letramento, que considera tanto a escrita como a leitura como práticas sociais e é a base para todo ensino a partir de textos. Desse conceito decorre a importância da discussão inicial do tema, mais abrangente do que a alfabetização, e em estreita relação com a cultura.
Nessa oficina, foram trabalhadas as Unidades 13, com os seguintes objetivos:

Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
No primeiro momento, foi feita uma orientação de como construir o portfólio como ferramenta que possibilitará uma avaliação formativa pelo fato de ele contribuir para que ocorra a aprendizagem do aluno e do professor e o desenvolvimento da escola. Foi ressaltada a importância de organizarmos as evidências de aprendizagem do aluno, por ele selecionadas e organizadas, para que ele próprio e o professor acompanhem seu progresso.

Em seguida, foi realizada uma leitura compartilhada do TP4 – PÁGINA 13 para reflexão.
Nesta unidade foram tratadas questões referentes à cultura letrada, ao modo coletivo de organizarmos e utilizarmos a escrita e às suas diferentes funções nas situações sociocomunicativas. O tema a ser desenvolvido é diversidade cultural: cultura, identidade e conflitos.

No terceiro momento, foi realizada uma oficina, retirada do TP4 – PÁGINAS 48, 49 com as seguintes proposições:
LER OS TEXTOS E RESPONDER AS QUESTÕES EM GRUPO:
a. Quais os gêneros textuais?
b. Qual a relação entre os textos?
c. Como você poderia utilizar esses textos em sua sala de aula?
d. Reflita sobre os materiais e procedimentos que você utiliza como auxiliares para a escrita de um texto. Descreva-os a seguir.

No quarto momento foi realizada uma exposição dialogada acerca de cultura, valores culturais, professor monocultural e professor multicultural e a relação da cultura e o letramento.

O quinto momento foi para socializarmos as atividades do “Para Casa” momentos significativos em que o professor mostra os impactos do GESTAR II nas produções dos alunos.
AVALIAÇÃO
Os cursistas estão empolgados com as atividades que estão realizando na sala de aula e o nível das produções dos alunos.
Outro aspecto fundamental que o GESTAR II tem proporcionado é a cultura do grupo de estudo entre os professores. Essa interação tem possibilitado a discussão das oficinas e o planejamento coletivo.

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