APRESENTAÇÃO
A SEGUNDA Oficina do GESTAR II gerou acerca do TP 3 – Gêneros e Tipos Textuais.
No primeiro momento, foi feita uma orientação de como utilizar os TPs e suas respectivas seções.
Nessa oficina, foram trabalhadas as Unidades 11 e 12, com os seguintes objetivos:
Esperamos que depois de refletirmos juntos a respeito dos conceitos fundamentais de tipo e gênero, e de você realizar as atividades propostas para esta unidade, seja possível:
w Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
w Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
w Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
w Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
w Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
w Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
No primeiro momento foi realizada uma leitura compartilhada do texto de Rubens Alves, intitulado “Gaiolas e Asas”, realizando a reflexão sobre o mesmo. (Anexo)
No segundo momento foram realizados os relatos de experiências das oficinas aplicadas nas salas de aula.
No terceiro momento foi realizada uma Dinâmica – Construindo sequências tipológicas a partir da leitura de imagem. O principal objetivo foi trabalhar os conhecimentos prévios dos professores sobre as sequências tipológicas.
No quarto momento foi realizada uma Exposição dialogada sobre Sequências Tipológicas, aprofundando o conhecimento do professor.
No quinto momento os cursistas analisaram as sugestões do Avançando na Prática das unidades 11 e 12 para elaboração da próxima oficina a ser aplicada.
No sexto momento foi solicitado como tarefa de casa aplicar uma da uma das sugestões do avançando na prática das unidades 11 E 12.
Após realização da atividade o cursista deveria registrar o processo de construção como parte do portfólio.
AVALIAÇÃO
O encontro foi avaliado positivamente. O grupo mostrou-se motivado, fato perceptível na apresentação das atividades realizadas.
A SEGUNDA Oficina do GESTAR II gerou acerca do TP 3 – Gêneros e Tipos Textuais.
No primeiro momento, foi feita uma orientação de como utilizar os TPs e suas respectivas seções.
Nessa oficina, foram trabalhadas as Unidades 11 e 12, com os seguintes objetivos:
Esperamos que depois de refletirmos juntos a respeito dos conceitos fundamentais de tipo e gênero, e de você realizar as atividades propostas para esta unidade, seja possível:
w Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
w Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
w Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
w Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
w Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
w Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
No primeiro momento foi realizada uma leitura compartilhada do texto de Rubens Alves, intitulado “Gaiolas e Asas”, realizando a reflexão sobre o mesmo. (Anexo)
No segundo momento foram realizados os relatos de experiências das oficinas aplicadas nas salas de aula.
No terceiro momento foi realizada uma Dinâmica – Construindo sequências tipológicas a partir da leitura de imagem. O principal objetivo foi trabalhar os conhecimentos prévios dos professores sobre as sequências tipológicas.
No quarto momento foi realizada uma Exposição dialogada sobre Sequências Tipológicas, aprofundando o conhecimento do professor.
No quinto momento os cursistas analisaram as sugestões do Avançando na Prática das unidades 11 e 12 para elaboração da próxima oficina a ser aplicada.
No sexto momento foi solicitado como tarefa de casa aplicar uma da uma das sugestões do avançando na prática das unidades 11 E 12.
Após realização da atividade o cursista deveria registrar o processo de construção como parte do portfólio.
AVALIAÇÃO
O encontro foi avaliado positivamente. O grupo mostrou-se motivado, fato perceptível na apresentação das atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário